Coloracao dos cabelos

0
Guia completo das mechas californianas
Saiba como deixar os fios iluminados com a técnica das mechas californianas e confira a galeria com fotos de famosas para você se inspirar.

guia completo das mechas californianas Guia completo das mechas californianas
Foto: Reprodução

Você já ouviu falar nas mechas californianas? Depois de conquistar muitas celebridades, como as atrizes Rachel Bilson e Jessica Alba, elas viraram as queridinhas da mulherada.
O visual é inspirado nos surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos, que colocam parafina para proteger os cabelos do sol e da água do mar. Como são mais sensíveis, as pontas acabam ficando mais claras que o restante do cabelo, daí o efeito tão desejado pelas mulheres.

A tonalidade certa para cada cor de pele

As mechas californianas combinam com quase todos os tons de pele, mas é necessário tomar um cuidado especial para escolher a tonalidade que deseja tingir os cabelos. Para garantir a qualidade das mechas, procure um profissional de confiança que conheça a técnica. Veja abaixo qual é a coloração ideal para cada tom de pele. 

  • Loiras – As mulheres de cabelos naturalmente claros tem mais liberdade de escolha. A dica é abusar de tons de loiro médio, claro e claríssimo. O ideal é usar um tom abaixo da cor natural.
  • Morenas – O ideal para as mulheres morenas é que as mechas sejam feitas de maneira sutil em tons de mel para evitar contraste com a cor natural.
  • Negras – A sugestão para mulheres de pele negra é optar por tons de loiro acobreado ou vermelho para evitar contrastes entre a coloração e o tom natural dos cabelos.
As mechas californianas não são as únicas que estão fazendo sucesso. Outras técnicas como o ombré hair e as luzes também estão fazendo a cabeça das mulheres. Mas você sabe qual é a diferença entre cada uma delas?

Mechas Californianas

mecha californiana Guia completo das mechas californianas
Foto: Reprodução

As mechas californianas, como foi dito anteriormente é uma técnica que tem a finalidade de clarear as pontas dos cabelos. Elas deixam o visual mais iluminado e com a cara do verão durante o ano inteiro.

Ombré hair

ombre hair Guia completo das mechas californianas
Foto: Reprodução

O nome da técnica vem do francês, e significa cabelo sombreado. Essa coloração mantém a raiz na cor original e clareia os fios a partir da orelha, de maneira sutil. Essa é uma técnica menos agressiva porque não usa descolorante. Além disso, pode ser usado por loiras, morenas e negras sem medo. Basta optar pelas cores certas, de acordo com o tom da pele.

Luzes

luzes Guia completo das mechas californianas
Foto: Reprodução

É chamado de luzes o processo de clarear apenas uma pequena parte dos fios. São feitas mechas finas, de até 1cm de espessura em partes alternadas do cabelo. O efeito é um cabelo todo iluminado, mas de maneira mais natural e sutil.

A técnica das mechas californianas vieram para ficar. A prova disso são as inúmeras celebridades que já aderiram a tendência. Confira algumas delas na galeria a seguir:

No salão, as mechas californianas são feitas através de um processo de descoloração a partir do meio do comprimento dos cabelos até as pontas, dando um efeito degrade aos fios. Os fios iluminados realçam não só os cabelos, mas também a pele da mulher. Fica ainda mais bonito se a pele estiver bronzeada.

Dica: mechas californianas vermelhas

Para as mulheres que desejam deixar o visual mais ousado, a dica é apostar nas mechas californianas em tons de vermelho. Além de fugir do loiro comum, você ainda pode escolher o tom de vermelho da sua preferência.

Mechas californianas para cabelos curtos

Ao contrário do que muitas imaginam, as mechas californianas podem ser usadas por qualquer comprimento de cabelo. Até os cabelos mais curtos, ficam muito bem com essa técnica. A dica é escolher um tom abaixo da sua cor natural para deixar o cabelo com aspecto natural.

Mechas californianas para cabelos enrolados

As mulheres de cabelos cacheados e crespos podem abusar das mechas californianas sem medo. Por terem fios mais grossos, esse tipo de cabelo é mais difícil de danificar. Mesmo assim, fique atenta e hidrate o cabelo semanalmente para evitar o possível ressecamento dos fios.

Mechas californianas em cabelo alisado. Pode?

O procedimento é liberado para cabelos alisados, porém é necessário que o profissional utilize um clareador sem amônia. O ideal mesmo é fazer teste numa mecha para ver se os fios aguentam o clareamento antes de dar inicio a técnica. Cuide também para não passar do tempo necessário, pois cabelos com química clareiam mais rápido.
 
Passo-a-passo das mechas californianas
 
 

Diferença entre luzes, mechas e reflexos

Com tantas técnicas para clarear os cabelos, as mulheres que desejam mudar o visual sem ter que colorir todos os fios acabam confusas na hora de escolher a técnica ideal. Mas afinal, qual a diferença entre luzes, mechas e reflexos? A intenção é a mesma, trazer luminosidade aos fios. Embora parecidos, cada um dos procedimentos tem um resultado final diferente.



 

Luzes

As luzes são mechas fininhas, que deixam o cabelo iluminado, como se tivesse tomado sol. O cabelo fica com duas ou mais tonalidades diferentes e os fios mais claros se misturam com o restante do cabelo. É uma ótima opção para quem quer clarear os fios aos poucos, são necessárias várias sessões de retoques para ter os cabelos totalmente loiros. Se as madeixas ficarem muito claras, é possível reverter o processo. É só fazer mechas escuras, no tom natural dos fios, são as chamadas luzes negativas.

Mechas

As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que são mais largas e por isso, ficam mais destacadas. São feitas através do clareamento ou da coloração, normalmente em tons que contrastam com a cor predominante dos cabelos.

Reflexos

Os reflexos deixam um efeito bem mais visível que as luzes. O clareamento é feito em mechas bem marcadas, espalhadas por toda a cabeça. As mechas geralmente são finas, mas a espessura pode variar, dependendo do volume do cabelo. A técnica deixa os fios com um aspecto mais artificial.


Como cuidar dos cabelos tingidos?

Loiras, ruivas, californianas, ombré hair, invisible highlights, entre os tantos outros tipos. Iluminar os fios é uma boa opção para quem quer mudar o visual. Mas toda mudança nos cabelos exige cuidados.
E no caso das mechas, eles precisam ser redobrados. São cuidados simples, mas que servem para garantir que os fios vão continuar bonitos e saudáveis depois de ganharem as mechas.
A atenção deve começar na escolha dos produtos que serão usados para fazer as mechas no cabelo. É essencial que eles sejam de boa qualidade.

Depois de fazer as mechas, aposte em produtos específicos para cabelos coloridos ou com reflexos, eles possuem ingredientes hidratantes que também seguram e realçam a cor dos fios.
Na hora do banho evite a água quente, ela resseca ainda mais as mechas. Prefira a água morna ou fria para proteger e dar brilho.

Outra dica de como cuidar de cabelo com mechas é usar um bom leave-in com filtro solar para manter a hidratação e ainda proteger os fios do sol, que pode desbotar ou alterar a cor.
Modere o uso do secador e da chapinha, que podem danificar ainda mais o cabelo com mechas, que já está fragilizado pela química. Aplique sempre um produto termoativado para proteger os fios.
Não dispense uma boa hidratação a cada 15 dias para repor os nutrientes perdidos com a química. O ideal é ir ao salão para fazer um tratamento mais intenso, mas se não puder, vale a boa e velha hidratação caseira.


Camila !


0 comentários:

Postar um comentário