SOS: Estrias e Celulites

0
Estrias e Celulites são duas palavras proibidas numa conversa entre mulheres. Temidas e inimiga da mulherada, quando aparecem normalmente causam grande contrangimento e insatisfação. Uma deixa a pele cheia de furinhos, a outra com risquinhos avermelhados ou esbranquiçados. Os lugares atingidos são os mais variados: braços, pernas, seios e bumbum. Para entender melhor e tratar essas alterações na pele, é preciso saber o que são e porque aparecem.
 

A celulite tem um nome científico um pouco complicado: lipodistrofia ginóide, que nada mais é do que uma alteração das células da camada de gordura, da camada dérmica da pele, e da microcirculação. A camada subcutânea da pele fica irregular e com um aspecto ondulado. Sua origem pode estar associada a fatores genéticos, circulação deficiente, retenção de líquido, uso de hormônios (como anticoncepcionais) e sedentarismo.

As estrias, por sua vez, surgem quando as fibras elásticas e de colágeno (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam cicatrizes. Entenda melhor: a pele, ao ser esticada rapidamente em pouco tempo, como por exemplo, durante o processo de crescimento, e na gravidez, não consegue se acostumar com a nova forma. É como se ela fosse obrigada a se adaptar rapidamente. No fim de tudo, ela estica, mas deixa marcas (indesejáveis) no corpo.


Vale lembrar que estrias e celulites não são males que atingem exclusivamente as mulheres. Esses dois problemas também são encontrados no corpo dos homens, mas com uma incidência menor. A má notícia é que elas não têm cura, apenas podem ser evitadas, tratadas ou amenizadas. É possível melhorar o aspecto, porém não são eliminadas completamente.

Como evitar ?

Agora que você já sabe como surgem, está na hora de aprender a prevenir. No caso das estrias, evite o ganho e a perda rápida de peso; beba bastante água diariamente; use hidratantes e não vista roupas muito justas. Para evitar a celulite, pratique exercícios físicos; coma alimentos saudáveis e ingira muito líquido. Tais cuidados são simples e podem ser realizados por qualquer pessoa. O tratamento, no entanto, exige um investimento financeiro maior e, por isso, é sempre bom prevenir. Cuidar do problema antes que ele exista é o melhor modo de evitar contratempos maiores no futuro.

Tratamento

- Estrias: as avermelhadas podem ser tratadas com sessões de peeling de cristal associadas ao peeling de ácido retinóico. Os dois métodos ajudam na esfoliação da pele, sendo que o primeiro é feito com um aparelho que libera um jato de microcristais químicos para promover a renovação de toda a pele e o segundo, com a aplicação de ácido. Para as estrias brancas, o tratamento mais indicado é o laser, pois, ajuda a promover a formação de colágeno, melhorando o aspecto da região afetada.

- Celulites: com uma dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos já é possível melhorar bastante o aspecto da pele. Para os estágios mais avançados, os dermatologistas oferecem alguns tratamentos, entre eles, a drenagem linfática, uma massagem que estimula o sistema linfático e a radiofrequência que, ao contrair e atingir camadas profundas da pele, ajuda na produção de colágeno. Além desses dois procedimentos há o laser, usado no tratamento de estrias, e a endermoterapia, que ajuda a eliminar toxinas para reduzir a gordura localizada.

Todos os tratamentos citados devem ser feitos por dermatologistas. Somente eles poderão indicar o que é melhor para cada caso. Estrias e celulites não têm cura, por isso, é bom se prevenir e adotar hábitos mais saudáveis. São coisas simples, em longo prazo, mas que fazem toda a diferença em sua pele.


Espero ter ajudado. Se liiga ein mulherada ?
bisousss, Camila

0 comentários:

Postar um comentário